Seguro desemprego: Saiba quem tem direito, Valor e Como Receber

O Seguro desemprego é um benefício que oferece auxílio em dinheiro, disponibilizado pelo Governo Federal, ao trabalhador desempregado por um período determinado. Ele é pago de três a cinco parcelas de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado.

Criado em 1986, o seguro desemprego tem seu recurso originado no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) — sendo um dos benefícios oferecidos pela Previdência Social e que o beneficiário pode retirar nas agências da Caixa Econômica Federal.

Nesse momento de crise no país, o seguro desemprego é uma forma que os trabalhadores encontram em forma de ajuda, para enfrentar esse período turbulento da economia brasileira. O desemprego subiu para 12,7% no primeiro trimestre segundo IBGE.

Como funciona Seguro desemprego

Para solicitar o benefício o trabalhador deve se enquadrar nos requisitos abaixo e após isso deve realizar o agendamento do mesmo, sendo verificado se a condição em que se encontra o trabalhador, dá direito ao recebimento do seguro desemprego. Tudo isso é informado pelo sistema que depois de verificar todas as informações, calcula o valor do mesmo e define a data que o trabalhador deve comparecer a Agência da Caixa Econômica Federal

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Quem tem direito

Para receber esse direito o trabalhador tem a obrigação de ser um trabalhador formal, com registro na CTPS e não pode ter sido demitido por justa causa – ou seja, a demissão deve ter acontecido sem justificativa pelo empregador.

Outros requisitos:

  • Apresentar um intervalo de no mínimo 16 meses entre a última solicitação do benefício e outra;
  • Para quem é trabalhador rural, é preciso contar com no mínimo 15 meses de trabalho com carteira assinada nos últimos 2 anos;
  • Não contar com participação nos lucros terceiros da empresa ou ser sócio;
  • Apresentar o tempo mínimo necessário de carteira assinada para a solicitação do benefício;
  • Apresentar 12 meses de trabalho com remunerados pelo empregador a partir do primeiro mês de trabalho;
  • Não contar com nenhuma fonte que providencie renda familiar mensal capaz de prover o seu sustento e da família;
  • Não estar a se beneficiar de benefícios trabalhistas como o auxílio-desemprego (exceto o auxílio-acidente e a pensão por morte).
  • Ter pelo menos nove meses de carteira assinada, caso seja a Segunda vez que o trabalhador está solicitando o Auxílio Desemprego;
  • Ter pelo menos seis meses de carteira assinada, caso seja a Terceira (ou mais) vez que o trabalhador está solicitando o Auxílio Desemprego;

Consulta

Depois que o cidadão souber que ele tem direito ao Seguro Desemprego 2019, ele pode efetuar a consulta online.

Pela Internet é possível ter as informações relacionadas ao processo. Sabendo disso, é preciso ter em mãos os seguintes documentos:

  • Cartão Cidadão e senha;
  • Número CPF;
  • Número NIS (PIS/PASEP);
  • Um documento de identificação, como RG, CNH ou CTPS.

Você entra no site – http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/seguro-desemprego/Paginas/default.aspx#como-receber e no canto direito logo em cima tem um botão laranja – consultar pagamento.

 seguro desemprego login
página de login seguro desemprego

Logo em seguida :

O usuário deve entrar nesta página da Caixa Econômica Federal:

(Link – https://sisgr.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01)

Em seguida deve completar o formulário de login (conforme imagem);

  • No campo deve digitar o número de inscrição social (NIS);
  • No outro é preciso colocar a senha da internet (no botão “Cadastrar senha”).
  • Na nova tela vai concordar com o Contrato de Prestação de Serviços ao Cidadão, leia as cláusulas atentamente antes de aceitar ou não as condições.
  • Coloque seus dados e digite sua senha da internet, aperte no botão de “ok”.
  • No entanto, se você tiver ou ter feito uma nova, basta ir na guia “Seguro Desemprego” e pesquisar.

Você também pode ter acesso aos dados do seguro desemprego através de um aplicativo que a Caixa Econômica Federal disponibiliza.

 seguro desemprego consulta
pagina de consulta seguro desemprego

Ainda é possível consultar a Habilitação pelo aplicativo

No Aplicativo Caixa Trabalhador, você se informa sobre o PIS, o Abono Salarial e o Seguro-Desemprego, confere o calendário de pagamentos, consulta as parcelas liberadas e ainda tira dúvidas. E tudo isso com apenas alguns toques. ​

Tela inicial do aplicativo

parcelas seguro desemprego
pagina de consulta parcelas seguro desemprego
  • O usuário deve baixar o aplicativo, AndroidMicrosoft ou iOS;
  • Em seguida deve instalar o programa;
  • Com o programa aberto, digite o número do PIS e insira as informações;
  • Entre no app e faça a consulta.

Após consultar habilitação Seguro Desemprego 2019 o usuário pode solicitar as parcelas nos seguintes locais:   

  • Agências da Caixa Econômica Federal;
  • Delegacias Regionais do Trabalho (DRTs);
  • Ministério do Trabalho;
  • Postos de atendimento;
  • Sistema Nacional de Emprego (Sine).

 

 

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